Pastoral do Batismo

A Pastoral do Batismo, citada em todas as paróquias do mundo após o encerramento do Concílio Vaticano II, objetiva preparar pais e padrinhos que irão batizar seus filhos e afilhados.
A missão de todo cristão batizado é celebrar o Mistério Pascal (ou seja, a participação nas missas dominicais e festas de preceitos), denunciar todo tipo de injustiça, violência e exclusão, discriminação e falta de bom senso cristão, e anunciar a boa-nova (o evangelho de Jesus Cristo que está na Bíblia), de uma maneira concreta e realista, ou seja, viver as atitudes de Jesus para com os seus familiares, parentes, amigos, conhecidos e até desconhecidos.
Durante a fase da infância e da adolescência desses novos cristãos batizados, os pais e padrinhos devem dar a eles o exemplo e o testemunho de uma pessoa orante, caridosa, cumpridora de seus deveres civis e religiosos e mostrando um Deus bondoso, alegre, misericordioso que quer compartilhar conosco as nossas alegrias e tristezas.
Conheça melhor a Pastoral do Batismo

Dúvidas

É formada por pessoas da comunidade, que por amor a Deus se dedicam a conscientizar os pais e padrinhos sobre o Batismo .

A pessoa que quiser. É só falar com algum dos membros da pastoral, que será recebida com muito carinho, e também receberá formação sobre todos os sacramentos dados pela Igreja.

A função da pastoral do Batismo. é preparar as pessoas que a procuram para pedir o Batismo para os filhos, e conscientizar os padrinhos da sua importante missão. Organizamos toda estrutura da preparação, desde a acolhida, o cafezinho, até na celebração no dia do Batismo.

Se informe e faça sua inscrição na secretaria da Igreja Matriz.

A certidão de casamento da Igreja, e a certidão de nascimento da criança se ela já nasceu.

É no terceiro domingo do mês

No Salão Paroquial, tem inicio a 19h00 mas pede-se para chegar 15 minutos antes, para organização da fichas. O término do encontro é as 22h00

Ser cristão, batizado, crismado, católico praticante, (não amasiado) participar da missa aos Domingos.

Podem batizar o filho, porém devem convidar pessoas que participe das missas e na vida da comunidade paroquial.

Se tiver com quem deixar, é melhor que não leve, pois assim você pode aproveitar melhor a preparação.

Se puderem fazer a preparação conosco será melhor, pois consideramos que  iniciamos a celebração do batismo no dia preparação.

A preparação para o Batismo deverá tirar todas as suas dúvidas. Porém se for um assunto urgente procure a secretaria da Igreja. Os nossos secretários irão informar onde encontrar o padre, diácono ou um dos membros da Pastoral do Batismo.

No 3º Domingo do mês

Em nossa Paróquia São Sebastião.

Se os pais e padrinhos já fizeram a preparação deverão ir à secretária da Igreja, com alguns dias de antecedência.

Não é obrigado, mas se for comprar roupa nova que seja branco,  pois ela  significa “ Vida nova em Cristo.”

Os pais e padrinhos deverão sentar nos bancos reservados na Igreja. Os demais deverão sentar nos bancos que estiverem a disposição.

Sim, deve convidar os parentes e amigos, porque este é um dia de grande festa, onde a criança nasce para Deus.

Para os pais que forem  dizimista não será cobrado nenhuma taxa